O projeto: neste livro, o artista visual Gilles Eduar e a jornalista de ciência Maria Guimarães apresentam todo o caminho que a Terra percorreu para chegar até os dias atuais. São cem verbetes acompanhados de ilustrações e infográficos, que contam a surpreendente história do nosso planeta, cheia de seres e acontecimentos fantásticos – uma aventura que envolve vulcões gigantes em erupção, oceanos sem fim, dinossauros de todos os tamanhos, feras voadoras, bactérias poderosas, cometas erráticos e, só lá no finalzinho dessa grande linha do tempo, os humanos. Gigante como a dimensão do assunto abordado, A história da Terra 100 palavras foi pensado para dialogar com todas as idades, por meio de uma estrutura que alterna páginas duplas de imagens impactantes e supercoloridas com outras de textos curtos e ilustrações explicativas.
Aqui no Voador, acompanhamos o final do longo processo de criação do livro, ajudando na concepção e desenvolvimento dos infográficos: linhas do tempo, mapas geológicos, calendário cósmico, passo-a-passo da formação da Lua, entre outros pitacos. Foram dois anos de estudos e testes, entre idas e vindas, mas o Gilles e a Maria já estavam na labuta havia bem mais tempo. Valeu a pena, foi um grande desafio e enorme aprendizado!
Em 2019, o livro venceu prêmio FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) na categoria de melhor livro informativo.
O que fizemos: colaboração na infografia, com pesquisa, redação e ilustração.